domingo, 13 de maio de 2018

A vida de aparência de Evelyn Beegan - Stephanie Clifford

{Eu Li}


Fiquei um tempo sem postar e também sem ler, mas eis que velhos hábitos nunca nos abandonam e aqui estou para resenhar um dos livros mais legais que li neste primeiro semestre.  A vida de aparência de Evelyn Beegan de Stephanie Clifford, conta a história de Evelyn Beegan, uma jovem recém contrata numa nova rede social que tem como objetivo reunir apenas a alta sociedade novaiorquina e a missão de Evelyn é angariar esses membros para a rede. 


Evelyn vem de uma família de classe média com origens bem humildes. Apesar de seus pais terem uma boa condição financeira atualmente, não ter nascido em uma família tradicional e abastada sempre  incomodou a mãe de Evelyn, que sempre sonhou em ter a filha casada com algum herdeiro de um clã tradicional e assim conquistar nome e tradição para a família Beegan. 

Porém, a própria Evelyn nunca se importou com isso, mesmo tendo passado parte da infância e adolescência em um tradicional colégio interno frequentado por herdeiros das principais famílias americanas. No entanto, ao começar a trabalhar no People Like Us, a tal rede social dos ricos e influentes, a jovem Evelyn recebe a missão de recrutar a socialite Camilla Rutherford e realizar esta tarefa vai lhe custar muito, não só financeiramente quanto emocionalmente. 



A vida de aparência de Evelyn Beegan apesar de focado no convívio entre as pessoas da alta sociedade e os emergentes, faz com que o leitor ao longo da leitura acabe comparando as ações das pessoas que desejam inserir-se neste meio, com as adotadas nas redes sociais por aspirantes a influencer. 

Confesso que conforme eu ia lendo o livro e vende como a Evelyn era sugada para um mundo do qual ela nunca quis fazer parte, mas encantou-se ao por vê-lo constantemente como um objetivo ou algo maravilhoso, comecei a pensar no quanto eu mesma não fui enfeitiçada pelo mundo da blogosfera e Youtube nos últimos oito anos. 

Ser influenciado por algo ou alguma coisa não é tão difícil quando isso é apresentado a você como um prêmio de reconhecimento e aquele jogo da vaidade, onde, atingir o sucesso implica em sempre ser e querer mais. 

O desenrolar de toda trama em torno da ascensão social e declínio emocional e pessoal da Evelyn é fantástico. A gente consegue se inserir na história, ter vontade de ajudar a personagem a não afundar ainda mais e ao final da leitura a conclusão é que nada em excesso faz bem e que mudar quem e como você é por algo que te afasta das suas origens e do que te faz alguém único e especial, nunca é bom. Assim, a gente vê a Evelyn alcançar o apogeu do sucesso social num dia e no outro não ser mais ninguém, nem pra aqueles que se diziam seus amigos. 

É um livro fantástico, com uma escrita leve e descontraída, mas que ainda sim te faz refletir e perceber como é fácil ser influenciado pelo luxo e riqueza, pela falsa ideia de atenção e afinidades que surgem em alguns círculos sociais. A autora consegue trazer o Upper East Side de Gossip Girl até nossos olhos e dessa vez, não como meros expectadores, mas como mais uma aspirante, como a Jenny Humphrey, de Gossip Girl.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!!!


SENTIDO CONTRÁRIO - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger